Estudo mostra que Mindfulness ajuda a controlar comportamento agressivo

Estudo mostra que Mindfulness ajuda a controlar comportamento agressivo

A maioria de nossos problemas pessoais, interpessoais e sociais ocorrem por não estarmos no aqui e no agora, com a nossa mente presente. As preocupações, distrações e os nossos hábitos muitas vezes nos fazem divagar e é comum estarmos no “piloto automático” quando temos que tomar decisões importantes. Mindfulness veio contrapor essa situação, pois cria um estado de atenção plena que foca nossa atenção intencionalmente na experiência direta, numa atitude aberta e não julgadora. Os neurocientistas estão descobrindo como o estado de mente presente afeta o cérebro e, analisando os seus benefícios para a saúde, traz a diminuição do comportamento agressivo e restauração do autocontrole.

Depois de um ato de autocontenção, ou seja, quando a pessoa se esforça para segurar as suas reações, impulsos. A prática ajuda as pessoas a reduzirem a agressividade de responder após a tentativa de segurar as suas vontades, não as deixando “explodir”.

Em um estudo feito com 110 participantes, com idade média de 20 anos, foi mostrado a eles um vídeo de seis minutos, enquanto palavras irrelevantes piscavam na tela. Metade dos participantes foi instruída a ignorar as palavras (a condição de autocontenção) enquanto a outra metade não precisava ignorá-las. Logo após, metade dos participantes em cada condição ouviu uma fita de áudio com uma meditação Mindfulness, enquanto a outra metade ouviu uma fita educacional.

Depois, os participantes foram envolvidos em um concurso informatizado contra um “adversário” simulado. Cada participante que perdeu, recebeu um ruído nocivo de intensidade pré-determinada. Quando os participantes ganhavam, eles poderiam retaliar o adversário, selecionando um som nocivo em intensidades diferentes. Como regra geral, quanto mais alto a provocação do oponente, mais alta também seria a retaliação do participante. Os participantes na condição de autocontenção escolheram retaliações significantemente mais altas em resposta as provocações e não conseguiram se controlar. Os participantes na condição de autocontenção que posteriormente ouviram a fita com a meditação conseguiram ter autocontrole e as retaliações foram em níveis bem mais baixos.

O estudo demonstrou que a meditação Mindfulness pode diminuir algum comportamento agressivo ou retaliação que vem depois do ato de se controlar. Essa prática pode restaurar os recursos emocionais necessários para manter o autocontrole, e portanto, pode ter um papel importante a desempenhar na gestão da raiva por ajudar as pessoas a responder a provocação conscientemente em vez de reagir impulsionada por ela.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.