Mindfulness e tecnologia: O uso a favor do bem-estar

Mindfulness e tecnologia - Mulher usando aplicativos no celular

Mindfulness e tecnologia parecem opostos. Na verdade um pode ser aliado do outro. Com o enorme avanço da tecnologias e seus dispositivos, tivemos que, com o passar dos tempos, nos adequar a esta evolução e, mais do que nunca, saber utilizá-la a nosso favor.

Isso não é diferente com o Mindfulness, pois a Atenção Plena está muito distante de ser apenas um isolamento e meditação, mas sim a concentração e adequação à sua rotina.

Hoje é possível ter acesso à internet em quase todos os lugares, mas é preciso usá-la com sabedoria, pois o Mindfulness requer atenção e foco. Porém, aliar a tecnologia ao Mindfulness pode ser uma tarefa bem simples e prazerosa.

No dia a dia, o Marcos, um dos instrutores do Meditando, tem em seu computador um “gongo digital” que mostra quando fazer pausas estratégicas e aleatórias que te fazem lembrar de colocar atenção na respiração e no corpo.

Aplicativos e outros recursos que ajudam a praticar Atenção Plena

Como o Mindfulness preza sempre pelo seu bem-estar, você pode utilizar aplicativos para avaliar sua saúde, como o “GPS for the soul”, que contém um “estressímetro”, onde você coloca o dedo indicador na tela do celular e ele mede seu nível de estresse e também a sua frequência cardíaca. E o melhor de tudo: é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Em nossos cursos sempre apresentamos o CardioEmotion ou InnerBalance que mostram como está a coerência cardíaca. Trata-se de um dispositivo que é plugado na orelha ou dedo e que em conexão com um aplicativo traz informações sobre a coerência cardíaca, estado em que respiração, frequência cardíaca e pressão arterial estão em sincronia.

Conseguimos estar em coerência cardíaca quando estamos serenos e em estado de Atenção Plena. Nos nossos cursos, enquanto os participantes estão fazendo práticas de Mindfulness, conseguem recuperar a coerência cardíaca e observar em que situações da mente isso se dá. Cada qual com sua própria experiência.

Mindfulness e tecnologia: como um pode ajudar o outro estabelecendo limites

A internet tem inúmeros recursos para melhorarmos nossa qualidade de vida. No entanto, é preciso tomar cuidado. Ela não substitui um profissional que pode analisar o seu caso com todos os pormenores.

Até mesmo a prática de Mindfulness pode requerer um acompanhamento. Embora simples, você pode precisar de ajuda, especialmente no início.

Além disso, ficar muito tempo exposto a telas traz alguns prejuízos a saúde. O sono pode ser prejudicado devido às luzes de tablets, computadores e celulares. Há também aplicativos que podem reduzir os danos, pois fazem o que chamamos de “pôr-do-sol” digital.

A medida que as horas passam, a luz diminui. Mas nada substitui um tempo desplugado. O contato com a natureza é muito benéfico, te torna até mais criativo, como já mostramos neste outro artigo.

As orientações práticas gravadas não exigem o uso dos olhos na tela e podem ser um auxiliar aos principiantes para desenvolverem os exercícios com tranquilidade. Já usa as práticas guiadas em áudio gratuitas do Meditando no dia a dia?

O uso da internet e dispositivos é um caminho sem volta. Use com sabedoria e tire o máximo de proveito  além de lembrar-se que ficar desconectado também é necessário! Se dosado, o Mindfulness e tecnologia podem te ajudar a recuperar o foco, além de outros inúmeros benefícios.

Aqui em nosso site mesmo você pode ler várias curiosidades sobre as técnicas, ensinamentos e até nossa agenda de cursos. Em breve teremos pequenas “pílulas” introdutórias à distância. Você teria interesse?

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.