Pesquisas comprovam que Mindfulness ajuda reduzir distúrbios do sono

Muitos praticantes relatam-nos melhorias na qualidade do sono, enquanto ensinamos Atenção Plena. Isso tem incentivado essa prática, pois dormir bem significa viver bem enquanto estamos acordados. E, muitas pessoas expressam que não querem simplesmente recorrer a medicamentos para dormir. Uma boa notícia: Mindfulness melhora sono, segundo um recente experimento científico.

O que descobriu-se recentemente é que a meditação pode entrar na lista de atividades que melhoram a qualidade do sono de pessoas com mais de 55 anos. Um estudo da instituição americana Black et al., JAMA Internal Medicine, constatou que a prática da Atenção Plena tem mais impacto do que técnicas de relaxamento e procedimentos de higiene do sono, embora ambas proporcionem melhorias.

Para analisar, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos e monitoraram o sono deles, além de ter submetido-os a práticas distintas: parte passou por sessões de meditação e a outra por técnicas de relaxamento e procedimentos de higiene do sono. Eles tinham de 55 a 66 anos e apresentavam distúrbios de nível moderado – tais como apneia e síndrome das pernas inquietas.

[minibanner texto=”Receba imediatamente dois áudios com orientações para sua meditação Mindfulness, clique aqui para acessar!” url=”http://meditandonodiaadia.com/meditacao-guiada/”]

Foram avaliados cinco parâmetros: pressão sanguínea, liberação de um complexo proteico no organismo quando o sono é interrompido, fadiga durante o dia seguinte, relatos sobre ansiedade e depressão, além de qualidade das horas dormidas.

O grupo que participou de sessões de meditação teve melhor desempenho em todos os parâmetros, exceto sobre liberação do complexo proteico. Praticantes de Mindfulness durante o experimento tiveram melhoria considerada alta na qualidade do sono e redução da fadiga, já a diminuição de depressão foi avaliada como média.

O estudo da JAMA Internal Medice foi publicado em março de 2015 e é o primeiro sobre a influência da meditação no sono de pessoas acima de 55 anos. Novas pesquisas estão a caminho e devem mostrar como Mindfulness auxilia pessoas com distúrbios do sono.

No entanto, estas evidências dos nossos praticantes e desta pesquisa já são motivos a mais para praticar Atenção Plena, não é mesmo?

Saiba mais sobre o estudo em: http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2110998

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você