Mindfulness x Mindfulness Funcional: entenda as diferenças

Muito já se falou aqui sobre os princípios de Mindfulness e seus benefícios. Em como a Atenção Plena pode reduzir o estresse, ajudar no foco e produtividade. Porém, assim como outras atividades, diversas vertentes de Mindfulness surgiram, como Mindfulness para Crianças e Mindfulness Funcional.

Não é que uma vertente exclua a outra. Pelo contrário. Mindfulness Funcional mantém os princípios originais e incorpora uma visão sobre a habilidade de estar com os outros. Habilidades essas que são desenvolvidas principalmente em situações desafiadoras.

Ele consiste em técnicas da Atenção Plena voltadas para os relacionamentos, sejam eles de amizade, amorosos ou com o mundo. Como o foco sempre é no aqui e no agora, Mindfulness Funcional se pauta nas sutilezas das relações. Nos detalhes como o olhar, a gargalhada compartilhada ou nas possíveis lágrimas.

Mas… como funciona o Mindfulness Funcional?

Vivemos em uma era digital em que a perfeição é cada vez mais cobrada e as relações se tornaram mais frágeis. A solidão se instaura quase que de maneira imperativa e comparações começam a serem feitas, dificultando a interação.

Em face a isso, surge o Mindfulness Funcional com o pressuposto do autoconhecimento para fortalecer laços. Aprender a lidar com as próprias emoções é essencial. Ter consciência plena sobre suas próprias limitações e sentimentos ajuda a enxergar o outro e o mundo de uma maneira sem julgamentos.  

Entender reações como impulsividade, raiva ou mágoa, fazem com que o relacionamento com o outro melhore e evolua. Por isso, esse processo se dá através da meditação interativa, que envolve com outras pessoas e é focada em seus comportamentos.

Os exercícios envolvem a simulação ou o ensaio de situações cotidianas em relacionamentos, e permite que o praticante as enxergue sob um novo olhar. Além dos exercícios de olhos fechados, o Mindfulness Funcional trabalha a meditação de olhos bem abertos, em situações reais. Não é uma fuga da realidade, mas uma outra maneira de absorvê-la em nossa consciência para podermos criar saídas e soluções menos automáticas que nos levam ao sofrimento.  

O que esperar do Mindfulness Funcional?

Com a prática, se as situações de fato acontecerem, o praticante estará preparado para lidar melhor e poderá até arriscar a sair de sua zona de conforto. As necessidades individuais são trabalhadas para que o comportamento individual e em grupo evolua, refletindo nas interações sociais. A ideia é que ele sempre consiga ir além, mas sem forçar.

A intenção é adquirir a habilidade de mudar o seu próprio comportamento, cuidando mais de você mesmo e de quem você ama, de maneira mais presente. A qualidade de vida melhora significativamente, e as conexões são estabelecidas de maneira mais forte.

Mas, para isso, é preciso primeiro que o exercício de autoconhecimento seja feito. Caso queira saber mais sobre o que consiste os princípios básicos de Mindfulness, clique aqui.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.