Teste científico mostra nível de atenção e indica como melhorá-lo

teste científico mostra nível de atenção

Concentrar-se, ter foco e atenção é fator essencial nas tarefas cotidianas. Porém, com a atual rotina, multitarefa, repleta de estímulos, o nível de atenção pode ficar baixo. Há medições que nos indicam o quanto podemos estar distraídos realizando tarefas simples. Essas distrações são consideradas normais, por exemplo, esquecer o nome das pessoas, esbarrar em objetos ou quebrá-los, fazer refeições sem prestar atenção. No entanto, tais comportamentos comprometem a qualidade de vida, produtividade e elevam o nível de estresse.

Os pesquisadores Kirk Warren Brown e Richard M. Ryan, da Universidade de Rochester, estudaram como atitudes que parecem simples e até banais podem impactar negativamente no dia a dia. Eles também elaboraram uma escala que mede o nível de atenção diante das tarefas rotineiras.

O teste para verificar qual o nível de Atenção Plena também pode ser feito neste link. O Meditando no Dia a Dia disponibiliza o teste gratuitamente porque para nós ter esta consciência do quanto você se distrai é o primeiro passo para melhorar a capacidade de estar totalmente presente no aqui e agora.

Quanto maior a presença no que fazemos, maiores são as chances de êxito, de tomadas de decisão assertivas, guiado pela consciência em vez da impulsividade.

O que é avaliado na escala de atenção

O estudo partiu do pressuposto de que todos desenvolvem um nível de consciência naturalmente, fato pouco estudado até então, segundo Kirk Warren Brown e Richard M. Ryan. A intenção foi verificar o quão desenvolvida era a capacidade de consciência de cada um, independente do tipo de práticas do dia a dia.

Qualquer atividade humana requer um certo nível de atenção, quando esta é maior, melhor o indivíduo desempenha uma tarefa e melhor é sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Nos estudos foram considerados vários aspectos: ações, comunicação, pensamentos, emoções e estados físicos. A ideia também era verificar quais os impactos da baixa consciência na qualidade de vida, estresse e mudanças de humor.

Como melhorar o nível de atenção

Tanto nos estudos de Brown e Ryan, quanto em outros estudos, práticas Mindfulness são indicadas para melhorar o nível de concentração, foco e consciência total no momento presente. Nossa indicação é que você comece com nossos áudios de meditação guiada gratuitos, que podem servir como um bom apoio para alguns minutos de meditação todos os dias. Depois de um tempo de prática refaça o teste e compare o resultado.

Para se aprofundar na Atenção Plena, fique atento a nossa agenda de cursos presenciais. Você também pode assistir aos nossos vídeos e ler nossos artigos aqui no site.  

Saiba mais:

O artigo completo de Kirk Warren Brown e Richard M. Ryan sobre a escala de Atenção Plena e os impactos do nível de presença está disponível neste link, em inglês. http://bit.ly/1T9YS8L O texto também foi usado como fonte para este artigo

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.