Mindfulness é mais do que um tipo de meditação, é um estado de consciência, uma forma de agir e de não agir. Uma perspectiva de comportamento humano sem ficar a mercê dos impulsos. As práticas de desenvolvimento da presença fazem parte e são muito importantes para treinar a atenção. Mas com o tempo as atitudes e o jeito de ser tornam-se mindful também.
Por isso, em situações fáceis de perder a calma e a estabilidade emocional quem tem a consciência plena bem desenvolvida age diferente, pois às vezes não age, dá espaço, permite que as soluções surjam, sem forçar nada. Neste artigo mostramos quatro exemplos.
Pessoas mindful controlam-se melhor diante de “promoções” e compras
As vitrines das lojas são tentadoras para a maioria das pessoas. Algumas lojas usam até técnicas de neuromarketing para fazer a tomada de decisão do consumidor ser ainda mais rápida. Os promotores trabalham as técnicas que aproveitam a nossa ação por impulso. Eles exploram a vaidade e a competição de que você tem de ser você, tem de brilhar, tem de se destacar. Caso contrário, você não tem sucesso.
Aparecer passa ser associado pelo sistema emocional como uma necessidade. As vendas exploram um instinto de que quem sobrevive melhor é quem se destaca, daí você precisa deste ou daquele produto para se mostrar mais.
Praticantes de Mindfulness que já conseguiram atingir um estado de Consciência Plena elevada controlam-se melhor diante das armadilhas do consumismo. Isso porque eles ponderam antes se precisam comprar, focam no momento presente e não ficam escravos do impulso.
Alan Watkins, mapeou que temos um sistema impulsivo ligado a nossa sobrevivência que está no mínimo 25% do tempo da ação à frente do tempo da decisão racional para agir ou não. Cada impulso emocional está 500 milisegundos à frente de qualquer raciocínio sobre aquilo que está nos provocando a agir.
Por isso que todo o sistema é feito para nos vender no impulso, naquela primeira emoção que aflora e faz você agir, como se aquela compra fosse importante para você sobreviver.
Contornam pressões de terceiros
É muito comum que as pessoas pressionem os outros para conseguirem o que querem com expressões do tipo: “é pra ontem”, “tenho urgência”, “deve ser feito o mais rápido possível”, “Nossa, você ainda não fez isso?”.
Quem conseguiu desenvolver um nível de atenção elevado normalmente tem a habilidade de desarmar as situações de inferioridade que essas pessoas tentam nos colocar. Quando um cliente diz que precisa de um relatório para ontem, conseguem respirar e perguntar: “Por quê? Mas você não iria viajar? Que tal eu entregá-lo na volta, já que estará ocupado com outras coisas?”.
Também argumentam: “Preciso de X dias para finalizar o trabalho de forma que fique satisfatório e evite que você tenha dúvidas”, “Posso lhe entregar algo com mais qualidade, se me der mais tempo”, “Tenho certeza de que você precisa de um produto bem feito, mais do que este esteja pronto amanhã”.
Sabem descansar
Muita gente pensa que o segredo do sucesso é trabalhar bastante, sem descanso. No entanto, todos precisam de pausas e todos têm dias de baixa energia. Quando chegam nesse ponto alguns têm estafa mental, não conseguem reagir mais e uma parcela dessas pessoas desiste, frustrando-se ainda mais.
Praticantes de Mindfulness têm uma postura diferente, são mais estratégicos, inclusive. Respiram, se dão ao direito de fazer pausas, descansam e voltam com mais força para encarar os desafios. Os resultados finais acabam melhores. Como diz uma frase bem mindful que circula pela internet:
“Aprenda a descansar, não a desistir”
São mindful até para se alimentarem
Mindfulness vai contra a corrente de que tudo tem que ser para já. É de aproveitar todas as situações para experiências enriquecedoras. Fazer tudo na correria e por impulso esgota suas energias, compromete sua saúde. Pessoas que já desenvolveram a Consciência Plena se alimentam melhor, com mais calma, são capazes de sentir mais sabores e cheiros.
Inclusive, existe até um segmento de Mindfulness, o Mindful Eating, para ajudar as pessoas a se nutrirem melhor e até a perder peso. No entanto, a prática pode ser usada por todos, já que significa mais qualidade de vida e saúde.
Pessoas mindful também são melhores observadoras. Sabem apreciar a brisa quando saem de casa, reparam nas cores, nas texturas, usam melhor todos os sentidos.
Usufrua desses e de muitos outros benefícios do Mindfulness. Você pode começar a praticar com nosso áudio de meditação guiada, baixe aqui.