Policiais estão entre os profissionais mais expostos a situações estressantes e ao mesmo tempo que exigem autocontrole. Para diminuir o estresse, um programa de Mindfulness vem sendo desenvolvido nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em outubro de 2016. No país é desenvolvido pela Mente Aberta, grupo da Unifesp, que também incorpora as práticas de Mindfulness no SUS.
Com a polícia americana, o programa tem dado bons resultados, como mostra o estudo publicado no Mindfulness Journal por pesquisadores da Universidade de Profissionais de Psicologia do Pacífico, Michael S. Christopher e Sarah Bowen. 47 policiais participaram do programa de meditação ao longo de 14 anos. Eles relataram sentirem-se mais relaxados e com menos raiva por causa da prática Mindfulness.
“Os policiais muitas vezes lidam com estresse em um contexto cultural que não suporta o comportamento de busca de ajuda e que incentiva mecanismos de enfrentamento”, diz Aaron L. Bergman, co-autor do estudo.
Programa de Mindfulness com policiais
O programa foi desenvolvido durante 8 semanas com militares da polícia de Pacific Northwest. Foram ensinados exercícios de consciência corporal, consciência dos movimentos, artes marciais e para práticas sentados, ao comer e andar. Eles também foram instruídos a praticarem em casa e no trabalho, já que o ser humano divide as diversas áreas, porém, todas elas têm impacto de forma igual na qualidade de vida e até saúde.
“Os exercícios de Mindfulness parecem ter livrado os agentes dos padrões de pensamentos negativos, criando a oportunidade de introduzir pensamentos mais funcionais e positivos”, explicam os pesquisadores Bergman, Michael S. Christopher e Sarah Bowen.
Como maiores benefícios, os policiais citaram o não julgamento dos pensamentos e a substituição do piloto automático pela ação consciente.
“Isto nos permite aproveitar o momento e sentir-se realmente consciente, mesmo que apenas por uma respiração. Se estamos abordando um suspeito armado ou uma parede com alvos fictícios, a prática é a mesma”, afirmou um dos praticantes.