Um estudo feito especificamente com líderes mostrou que os praticantes de Mindfulness são mais resilientes, colaborativos e têm mais capacidade de liderar em situações complexas. A pesquisa, publicada na Harvard Business Review por Megan Reitz e Michael Chaskalson, analisou 57 líderes de nível sênior. Eles passaram por oficinas de meio dia a cada duas semanas. Os que praticaram Mindfulness por cerca de 10 minutos diariamente, além de participarem de uma conferência, mostraram-se mais resilientes, dispostos a colaborarem e capacitados a liderarem em situações complexas.
A pesquisa também mostrou que as práticas de Mindfulness entre os líderes que fizeram exercícios formais de Mindfulness foi mais eficaz. Entre os que adotaram práticas informais, as melhorias foram menos aparentes. Os pesquisadores destacam que são necessários apenas 10 minutos de prática formal de Mindfulness diariamente, o que representa menos de 1% do tempo que passamos acordados. Reservar esse tempo vale a pena, pois traz inúmeros benefícios.
Os pesquisadores também chegaram a conclusão de que o que os líderes procuram combater é exatamente o que está no caminho deles para uma rotina que tenha o desenvolvimento da Consciência Plena no dia a dia. Falta de tempo, pressão, várias listas de tarefa impedem que muitos pratiquem Mindfulness. Paradoxalmente, como o estudo deles mostrou, os exercícios formais de meditação são eficazes para contornarem os problemas que surgem por causa da rotina atribulada dos líderes.
Outro obstáculo para a inclusão do Mindfulness na rotina dos líderes, foi a falta de apoio dos colegas. Aqueles que foram incentivados pelos que convivem com eles, tiveram mais perseverança até tornar a prática de Mindfulness um hábito. Dessa forma, em uma empresa que o corre corre é certo, é estratégico formar grupos de meditação, destinar um tempo aos exercícios. Além disso, ao incentivar a prática em toda organização, a empresa será beneficiada por inteiro, pois todos que fazem parte serão beneficiados, o que refletirá até nos resultados da empresa.
Fonte: https://hbr.org/2016/11/mindfulness-works-but-only-if-you-work-at-it