Apesar de toda romantização da infância, esta fase da vida é repleta de desafios. A série “Luna Petúlia”, original da Netflix, produzida em parceria com o Cirque du Soleil e Saban Brands mostra tais desafios de forma lúdica. Os produtores também usaram conceitos de Mindfulness para roteirizar a série de desenhos animados.
A série não mostra práticas formais de Mindfulness para crianças, mas a importância da autorregulação do comportamento e como concentrar-se no momento pode facilitar a resolução de conflitos. Logo no primeiro episódio, um dos personagens diz para a protagonista resolver um problema “sem pressão”. “Tornar possível o impossível” também é uma das falas ditas frequentemente.
Diante de um problema, no episódio “Fonte dos Desejos Desajeitados”, Luna diz que é preciso respirar e pensar, atitude mindful. Luna, a personagem principal, é a líder dos amigos, que são os brinquedos que têm vida depois que ela entra em um baú que a transporta para a Incrivolândia.
“Quando as crianças são confrontadas com desafios, estamos ensinando-as a tomar um momento e acreditar que eles vão encontrar uma resposta. Eu acho que é um tipo de lição diferente do que apenas a pura rota acadêmica”, disse Janet HSU, uma das profissionais que trabalhou na série.
Sobre usar os conceitos de Mindfulness na animação, HSU declarou ao site americano Kidscreem:
“Basicamente mostra-se as técnicas de Consciência Plena para usar e encontrar soluções em desafios. Nós realmente olhamos para a natureza caprichosa de shows do Cirque du Soleil e valores reais da marca e o que eles representam, e Mindfulness está na vanguarda. Não só os espetáculos ao vivo são realmente incríveis, mas os artistas estão realmente presentes no momento para tornar possível o impossível”.
Luna Petúnia foi produzida para crianças em idade pré-escolar, até por volta de 6 anos, e traz um show de ensinamentos e cores para a garotada, como é esperado de uma obra do Cirque du Soleil. É uma opção de entretenimento educativo interessante para os pequenos.
A Meditando no dia a dia tem um programa de preparar educadores para praticar pequenos exercícios com crianças de até 6 anos e ajudá-las a lidar com suas emoções e seus momentos de agitação, transformando-os em chances de desenvolvimento integral.