A gravidez é um momento muito especial, porém cercado de dúvidas. É normal as grávidas sentirem algum tipo de receio quanto ao futuro e medo da dor do parto, principalmente as mães de primeira viagem. A boa notícia é que há maneiras de amenizar essas situações, conforme mostrou um estudo da Universidade da Califórnia.
Os pesquisadores dividiram 30 grávidas, mulheres que viviam a primeira gestação, em dois grupos: um que passou por um programa preparatório de gestantes padrão e outro participou de um programa de Mindfulness para grávidas. 31% das gestantes que praticaram Mindfulness precisaram de medicamentos para dor enquanto entre as participantes do curso para grávidas padrão, 61% pediram anestesia.
Também foi observado que as grávidas do grupo de Mindfulness demoravam mais a pedir pelo medicamento.
“Muitas mulheres no grupo de Atenção Plena usaram as habilidades para evitar a medicação para dor no trabalho inicial e optaram pela epidural quando as coisas se tornaram mais intensas, mas como uma escolha mais intencional e consciente, em vez do medo das sensações corporais do trabalho”, afirmou Larissa Duncan da Universidade de Wisconsin-Madison
Outro dado importante sobre as grávidas foi sobre a depressão pós-parto. Observadas seis semanas depois de darem a luz, o desenvolvimento do quadro de depressão pós-parto entre as mães praticantes de Mindfulness foi bem menor.
“Nas aulas de parto baseadas no desenvolvimento da Consciência Plena, a ênfase foi cultivar propositalmente a habilidade vital da consciência que surge de prestar atenção, a propósito e sem julgamento a qualquer coisa que surja momento a momento – seja o estresse de um trabalho, um pensamento terrível sobre o futuro, a dor física do trabalho de parto ou um bebê chorando “, disse Nancy Bardacke, enfermeira-parteira certificada, no Centro Osher de Medicina Integrativa da Universidade da Califórnia, San Francisco Medical Center.
Como mostrado anteriormente pelo Meditando no Dia a Dia, outra pesquisa, da Universidade de Massachucets, mostrou que praticantes de Mindfulness têm maior tolerância a dor(confira detalhes). A pesquisa foi realizada durante 14 anos, com mais de 10 mil pessoas, o que dá solidez ao estudo científico.
Papel dos homens na gravidez: pai mindful
O Meditando no Dia a Dia entende que não é só a mulher que fica grávida, mas o casal. O pai pode tornar a gravidez um momento mais tranquilo para a companheira e trabalhar a ansiedade, medos que surgem durante a gestação. Além disso, os homens prestes a se tornarem pais também podem sentir medo, ficar ansiosos e até sem saber o que fazer para tornar a chegada do bebê mais tranquila.
No atual momento, muito se tem falado sobre a necessidade da mudança de comportamento do homem em várias esferas, porém há pouca gente explicando como se transformar. Por isso, o Meditando criou o programa Pai Mindful, que tem como objetivo tornar os pais mais conscientes do papel que tem diante da criança e da mãe do bebê com abordagens mindfulness e outros conhecimentos. Veja aqui o programa completo.
Fonte: Mindfulness-based childbirth classes may ease pain, depression
One thought on “Mindfulness para grávidas: menos dor e queda de depressão pós-parto”