Mindfulness e depressão pós parto

Neste mês das mulheres, é interessante abordar sobre aspectos do universo que as rodeiam. E a maternidade é um deles. Imagine você, grávida. E junto toda a rotina que envolve o período pré-natal, consultas e obstetras. A preocupação com o seu bebê, a nutrição, exercícios, descanso e cuidados. Mas, e sua saúde mental durante esse momento, você já parou para pensar sobre?

Segundo a Dra. Sona Dimidjian, da Universidade do Colorado, Mindfulness e depressão pós-parto deveria ser algo normal a ser discutido nas consultas. Já falamos antes sobre o quanto Mindfulness pode ajudar nesse período. Em seus estudos, Sona trabalhou com grávidas com histórico de depressão. Essas mulheres tinham mais risco de voltar a ter depressão durante ou após parto, do que outras mulheres que não a tiveram.

Ela pontua que a grande questão é conseguir ajudar essas mulheres a desenvolver habilidades para protegê-las da experiência de depressão pós-parto durante esse momento importante de suas vidas e de seus bebês.

O que a ciência diz sobre Mindfulness e Depressão Pós Parto

Para comprovar sua teoria, a Dra. Sona Dimidjan juntou forças com a professora Sherryl Goodman, que trabalha com estudos de como a depressão pós parto afeta as crianças. O estudo envolveu 49 mulheres do Colorado e da Georgia, que se encaixavam no padrão de depressão, mas que ainda não haviam vivido de fato a depressão. Por isso, a prevenção ainda seria possível.

Elas passaram por treinamentos que envolviam Mindfulness e meditação, prestando atenção em suas próprias experiências. Elas também compartilharam e ouviram histórias sobre a Depressão pós parto. Em comparação à essas, outras 86 mulheres com a mesma predisposição foram acompanhadas com tratamento comum.

Elas constataram que as mulheres que passaram pelo tratamento e praticaram Mindfulness teriam 30% menos chances de serem suscetíveis à depressão pós parto, se comparadas ao outro grupo.

A prática de Mindfulness durante a gravidez

Por mais familiarizada com a prática de Mindfulness que a mulher seja, é possível que ela se sinta atarefada demais preparando a chegada de seu bebê. Estar bem presente no que acontece nesse momento, desenvolver a habilidade de perceber onde está forte e vulnerável faz parte do processo de Mindfulness. Ter a consciência sobre corpo e mente, contribuem para perceber se emoções como a ansiedade surgem. A atenção no presente momento fazem emergir mais o que são suas projeções no futuro.

Você se torna mais atenta aos sinais de que possa estar entrando em risco de crise, e passa a preveni-la. Quanto mais há prática de Mindfulness, mais você se conhece e ele se expande para outras áreas da vida.

Por isso, é importante que a gestante consiga ir trabalhando essas habilidades durante o período de gravidez. Aprender a lidar com os próprios conflitos ajuda na hora de lidar com os conflitos do filho e da maternidade e os benefícios serão sentidos ao longo do tempo.

Caso você tenha alguma dificuldade ou precise de ajuda com o processo de Mindfulness, procure ajuda de um profissional!

Fonte: https://www.mindful.org/mindfulness-protects-post-partum-depression/

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.