O engenheiro de computação Chade-Meng Tan trabalhou por 15 anos na Google, até 2015, onde teve como cargo mais famoso “Bom companheiro (que ninguém pode negar”), o qual ocupou durante quase 5 anos. Neste período ele desenvolveu o programa Search Inside Yourself, que tem como base Mindfulness. O programa tornou-se um livro bestseller de mesmo nome e foi publicado em português com o nome “Procure dentro de você” pela editora Novas Ideias.
Mas por que o engenheiro de computação bem-sucedido, integrante do time que criou a primeira busca mobile do Google, que formou o time chinês, ficou mais famoso com a busca pelo autoconhecimento e paz?
Segundo o próprio Meng relata em uma entrevista à Revista Exame, o fato de ele ter sido bem-sucedido gerou expectativa sobre a novidade que começou a ensinar. Em pouco tempo, todo time Google americano passava pelo treinamento de sete semanas.
Como funciona o Search Inside Yourself
Meng explicou, em uma participação que fez no TED, que o Search Inside Yourself é dividido em três partes.
-
Treinamento da atenção
Meng diz que a atenção é a base de todas as habilidades cognitivas e emocionais. Nas palavras dele, qualquer programa que desenvolva inteligência emocional precisa começar pelo treinamento da atenção, ela ajuda a ter uma mente clara e calma ao mesmo tempo.
-
Autoconhecimento
Usando a atenção desenvolvida no primeiro passo, o indivíduo consegue estar ciente do fluxo mental e emocional para ter mais autocontrole. A observação, como afirma Meng, é feita do ponto de vista de uma terceira pessoa pela própria.
-
Novos hábitos
O hábito começa na mente. Meng cita como exemplo pensar no bem da outra pessoa sempre que a ver e cumprimentá-la, criando assim um novo instinto. Com o cérebro atento, o novo instinto é a atitude totalmente diferente do padrão. De acordo com Meng, inconscientemente as pessoas percebem e as relações ficam melhores, o ambiente de trabalho e bem-estar aumentam.
Quando a atenção se volta sistematicamente ao corpo(por meio da consciência sobre as atividades sensoriais de cada um) e à respiração, as percepções mentais sobre as emoções ampliam-se. Você fica mais ágil com seus próprios impulsos e pensamentos.
Desde que saiu da Google, Meng dedica-se a lecionar na Lee Kuan Yew School of Public Policy, Universidade de Singapura voltada para políticas públicas e liderança.
8 indicações ao Nobel da Paz
Chade-Meng Tan afirma que o sonho de vida dele é criar condições para a paz mundial, a qual ele acredita que é possível quando a pessoa consegue paz interior e ter compaixão. Para ele, uma das maneiras de se conseguir as duas condicionantes para um mundo melhor é Mindfulness.
Por causa do trabalho na Google e várias outras ações filantrópicas, em favor do autoconhecimento e compaixão, Meng já foi indicado 8 vezes ao Nobel da Paz. No Linkedin ele destaca várias conquistas como ter sido abraçado pelo Dalai Lama, conhecer presidentes americanos e afirma que a principal é ter deixado a mãe feliz.
One thought on “Chade-Meng Tan: conheça o engenheiro que levou Mindfulness para a Google”