Um documentário disponível na Netflix, “From business to being”, traz muitas reflexões preciosas sobre os problemas causados pela desconexão com o próprio ser, consequência do excesso de trabalho e pressão. Além disso, em 1h30 são apresentadas histórias de pessoas que conseguiram superar a infelicidade e especialistas que fazem sugestões para uma vida mais equilibrada.
Um dos profissionais mostrados no documentário é Jon Kabat-Zinn, uma das referências de Mindfulness. Como já mostramos neste outro artigo, ele foi o responsável por trazer a prática para o Ocidente, além de desenvolver o programa de 8 semanas e vários estudos sobre o desenvolvimento da Atenção Plena.
No documentário, Jon Kabat-Zinn aparece em práticas feitas pelo Meditando no Dia a Dia, como a caminhada Mindful, em que as pessoas precisam andar bem lentamente, atentas às sensações corporais e ancoradas na respiração e no sorriso.
“From business to being” também mostra um desdobramento do método desenvolvido por Jon Kabat-Zinn para organizações e lideranças. A partir da experiência com os programas de Mindfulness, a advogada Janice Marturano, desenvolveu um treinamento para líderes baseado na clareza, foco, criatividade e compaixão. Para ela os líderes são mal treinados e sobrecarregados, sendo que a solução passa por estes quatro fatores. Janice também é vice-presidente da General Mills e fundadora do Instituto de Mindfulness para Líderes.
A psicóloga e neurocientista alemã Tania Singer também é entrevistada. Ela é reconhecida por estudar a empatia, publicou em 2015 “Economia do cuidado: conversas sobre altruísmo e compaixão, entre cientistas, economistas e Dalai Lama”.
Essa pesquisadora analisou mais de 300 pessoas e comprovou os efeitos no bem-estar e mudança de postura a partir da meditação. Inclusive uma consultoria apresentada ressalta o desenvolvimento da Atenção Plena na rede de lojas DM da Alemanha.
História inspiradora
Uma das trajetórias mostradas em “From Business to Being” é do suíço Rudolf Wötzel. Depois de sofrer com a Síndrome de Burnout, ele partiu em uma aventura por cinco meses nos Alpes Suíços. Até então banqueiro, Rudolf descobriu nesta viagem vários fatos sobre si mesmo. Após os cinco meses sabáticos, ele decidiu trabalhar como coach de gerentes das montanhas mesmo. O escritório é em uma cabana.
Ele faz uma série de afirmações interessantes, que merecem destaque:
“O maior milagre da minha jornada é que eu aprendi que o corpo e a alma são plenamente capazes de curar-se”.
E uma definição de sucesso diferente:
“Sucesso é rir regularmente e várias vezes, ganhando o respeito das pessoas inteligentes e a admiração das crianças. Ganhando o reconhecimento de críticos honestos e suportando a traição dos falsos amigos. Admirar a beleza, encontrar o melhor nos outros. Deixar o mundo um pouco melhor, seja através de uma criança saudável, um pequeno jardim ou uma pequena contribuição para tornar a sociedade melhor.
Saber que a vida de pelo menos outra pessoa foi mais fácil porque você viveu. Isso significa que você não viveu em vão.”
Outros estudiosos interessantes em From Business to being
No documentário são mostradas histórias que se passam na Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Suíça. Vários outros estudiosos interessantes são apresentados. O telespectador conhece conceitos de economia social e negócios com o objetivo de fazer bem para a sociedade como um todo e não apenas ao indivíduo.
Vale a pena conferir o documentário na Netflix!
One thought on “From business to being: documentário da Netflix mostra Mindfulness como forma de enfrentar problemas contemporâneos”