Se engana quem pensa que o Mindfulness é uma técnica apenas para atividades relacionadas ao dia a dia. É possível estabelecer a relação entre o Mindfulness e esporte, por exemplo.
Uma vez que as atividades da Atenção Plena têm como objetivo principal focar sua atenção no que está acontecendo agora, é perfeitamente possível aliá-las ao mundo esportivo.
Sabendo que o Mindfulness pode te ajudar a controlar emoções e reações nos mais diversos acontecimentos, vamos relembrar um episódio clássico do mundo do esporte: quem não se lembra da final da Copa do Mundo de 1994, entre Brasil e Itália? 0 a 0 no tempo normal, 0 a 0 na prorrogação.
Disputa de pênaltis. 3 a 2 para o Brasil. Roberto Baggio vai para a cobrança do último pênalti da seleção italiana, se errar, acaba e o Brasil é tetracampeão mundial.
Naquela época, o atacante da Juventus havia recentemente ganhado o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA, ou seja, a pressão nas costas de Baggio naquela última cobrança era simplesmente do tamanho do mundo, afinal, o melhor do mundo sabe muito bem se comportar com toda essa pressão, certo?
Bom, o resultado é que Baggio chutou a bola para fora e o Brasil foi campeão mundial pela quarta vez.
Mindfulness praticado por grandes atletas
Um resultado contrário e triste para o Brasil, mostra como a ausência do Mindfulness no esporte pode contribuir para um resultado oposto. A Alemanha, na Copa de 2014, deu um baile na seleção canarinho. Quem não se lembra do fatídico 7 X 1? Além de treinar muito com a bola, os alemães tiveram sessões de Mindfulness na preparação.
Bastou o primeiro gol alemão para colocar os jogadores brasileiros bem longe do autocontrole. O que se viu naquele jogo foi uma desestabilização da seleção.
Como já mostramos aqui há outros exemplos de atletas de alto rendimento que praticam Mindfulness:
- LeBron James, astro do basquete norte-americano;
- O jogador de futebol americano Ricky Williams, do Miami Dolphins;
- O tenista Rafael Nadal;
- Novak Djokovic também tenista;
- Lyoto Machida – lutador de MMA;
- Time de basquete Chicago Bulls;
- Nicholas Santos – brasileiro, atleta mais velho do mundo a conquistar medalha em campeonato mundial de natação.
Benefícios da relação Mindfulness e esporte
Situações em que a pressão ultrapassa os níveis normais são corriqueiras no dia a dia das pessoas, mas quando se trata do mundo esportivo – seja qual for a modalidade, esses níveis podem aumentar ainda mais, pois sempre se espera o melhor dos atletas. E, como envolve também a paixão dos torcedores, a pressão pode ficar ainda maior.
Por isso, deve ser de conhecimento popular os benefícios que as técnicas Mindfulness podem trazer aos atletas:
- Aumenta o nível de motivação do atleta.
- Incrementa da concentração.
- Ajuda a ativar os níveis de estresse ideais. É claro que quando se está em uma competição de alto nível, o estresse é necessário, porém na medida certa. É aí que o Mindfulness consegue agir, fazendo com que o estresse seja controlado em níveis ideais e que aumente ainda mais a competitividade do atleta.
- Aumenta os níveis de autoestima e confiança do indivíduo.
- União da equipe.
Sabendo os benefícios que o Mindfulness pode trazer a você no âmbito esportivo, o que está esperando para já começar a praticar?