Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte publicaram um estudo no qual mostram que 20 minutos de prática de Mindfulness durante quatro dias são suficientes para melhorar a cognição. A pesquisa foi realizada para uma tese de doutorado. Fadel Zeidan dividiu as pessoas em dois grupos. Um deles só realizava leitura, o outro fazia práticas meditativas de Mindfulness por 20 minutos diariamente. Depois de quatro dias, pessoas dos dois grupos fizeram testes e passaram por exames.
Nas imagens dos exames, áreas do cérebro responsáveis pela concentração mostraram-se mais ativas entre os meditantes. Foram feitos testes que avaliaram a capacidade de continuar atento, humor, atenção visual e processamento de informações. Durante os testes, as pessoas avaliadas também foram submetidas a situações estressantes.
“O grupo de meditação saiu-se especialmente melhor em todos os testes cognitivos que foram cronometrados”, Zeidan observou. “Nas tarefas em que os participantes tiveram de processar informações sob restrição de tempo causando estresse, o grupo treinado brevemente em Mindfulness teve desempenho significativamente melhor”, completou.
Um dos testes chegou a ter 10 respostas corretas consecutivas das pessoas que praticaram Mindfulness e apenas uma certa do grupo de leitura.
Mais benefícios do Mindfulness
O pesquisador ressaltou na tese que apesar de os benefícios cognitivos aparecerem em quatro dias, isso não quer dizer que praticar Mindfulness apenas antes de alguns momentos como provas funcione. Para manter a performance e continuar a desfrutar dos benefícios da Consciência Plena é preciso incorporar a prática no dia a dia.
A ciência já pesquisou outros efeitos do Mindfulness na saúde e bem-estar das pessoas. Publicamos parte dos estudos feitos até hoje neste link, acesse.
Para começar a praticar, o Meditando no Dia a Dia oferece um áudio gratuitamente (acesse aqui). Outra maneira de aprender a meditar é participar de algum workshop promovido por nós. Acompanhe nossa agenda!
Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100414184220.htm