Uma pesquisa canadense, do Hospital infantil CHU Sainte-Justine, mostrou que Mindfulness ajuda adolescentes a enfrentarem o Câncer, uma das doenças mais temidas em qualquer faixa etária. A conclusão veio depois da comparação de um grupo de pacientes de 13 anos com meninos e meninas doentes que não praticaram a consciência plena. O grupo de praticantes fez o programa de oito semanas, o mais tradicional em Mindfulness.
“Analisamos as diferenças de humor, sono e qualidade de vida de cada participante e, em seguida, entre cada grupo para avaliar se as sessões de Mindfulness tiveram um impacto maior do que a simples passagem do tempo. Nós descobrimos que os adolescentes que participaram do grupo de Mindfulness apresentaram menores pontuações em depressão depois de nossas oito sessões. As meninas do grupo de Mindfulness relataram dormir melhor. Notamos também que desenvolveram habilidades em maior medida do que os meninos durante as sessões”, disse Catherine Malboeuf- Hurtubise, psicóloga responsável pelo estudo.
“Nossos resultados sugerem que as sessões de Mindfulness podem ser úteis para melhorar o humor e o sono em adolescentes com câncer”, completou.
Mais do que as práticas de Mindfulness, os estudiosos levaram em conta o suporte emocional que os adolescentes receberam nas sessões. Eles consideraram os resultados como promissores para amenizar o desgaste psicológico que os adolescentes enfrentam por causa da doença.
O resultado foi tão satisfatório que o grupo de controle, o que não participou das sessões de Mindfulness, teve a oportunidade de fazer o programa de oito semanas depois.
Melhor tolerância à dor com Mindfulness
Além da pesquisa canadense, existe um estudo que a complementa no qual constatou-se que meditantes têm maior tolerância à dor. Inclusive, entre as pessoas que participaram do grupo de estudo estavam pacientes com Câncer, no entanto não eram adolescentes.
Os indícios desse e de outros estudos mostram que Mindfulness pode reduzir o sofrimento de quem passa por situações complicadas, como doenças, depressão, ansiedade e muitos outros males.