O Mindfulness para principiantes: dúvidas mais comuns

Recentemente, Mindfulness tem sido cada vez mais pesquisado no mundo todo. Seja por estarmos imersos em uma era de muitos afazeres e esgotamento mental, seja pela necessidade e o despertar de conectar consigo mesmo. Mas, assim como qualquer outra atividade, existem primeiras dúvidas e alguns receios.

Mindfulness para principiantes pode parecer um pouco tedioso ou desconfortável aos praticantes no começo, pois eles já carregam uma expectativa muito grande de que aquilo dê resultados. E rápido. Porém, mais do que resultados como diminuição do estresse e Atenção Plena, Mindfulness tem o propósito de despir olhares e julgamentos.

Por isso, antes de iniciar as práticas, é preciso estar disposto e entender que é um processo que leva tempo. Não adianta começar a praticar 30 minutos por dia se você se sente incomodado com o silêncio ou não adquire consciência de seu corpo.

É preciso sobretudo paciência e tempo. Seria como iniciar a fazer exercícios físicos e caminhadas. Não se recomenda começar de uma vez, puxando muito, pois as chances de objeções emergirem são maiores. Nem bem você começa e já desiste.  

Quero começar o Mindfulness para principiantes… Mas como?

No início, é possível que você não consiga ou ache difícil encaixar a meditação na sua agenda, afinal, estamos cada vez mais sem tempo. Além da falta de tempo, vivemos uma avalanche de estímulos e informações que nos deixa dispersos de nós mesmos. Você ainda está 100% concentrado aqui?

A primeira coisa a se entender é que com práticas curtas de 5 minutos no início, desde que haja dedicação, você começa a criar as condições para vencer as próprias limitações da mente. Isso te ajuda a fortalecer as bases para práticas mais longas. Mesmo em poucos instantes já podem surgir efeitos consideráveis.

Além de ser uma maneira de começar a se inserir uma rotina de meditação, em pouco tempo ajuda o principiante a não achar a prática tediosa. Fazer nada durante algum tempo é fazer alguma coisa. A contemplação é um dos mais eficazes mecanismos de higiene mental. E quem não precisa de uma limpeza mental?

Não torná-la uma obrigação ou algo de que você se cobre também é um bom começo. Fazer porque ‘todo mundo faz, menos eu’ certamente não será tão relaxante quanto fazer porque sente uma necessidade natural de estar aqui e agora.

Não tenha medo de estar começando do jeito errado. A meditação guiada pode ser uma alternativa para se ter mais segurança. Ou alguns jogos, como os feitos para crianças. O importante é criar as condições para o aprendizado das práticas, valorizando seus benefícios para você mesmo.

O que é o olhar do principiante afinal?

O olhar do principiante é aquele que geralmente já vem carregado de crenças e juízo de valores. Geralmente é com base neles que tomamos decisões, pois nos guiam sobre o que é bom ou ruim, sobre o que eu gosto ou não. Porém, eles são baseados em experiências passadas, que não são o aqui e o agora.

O Mindfulness vai justamente atuar aí, despindo os padrões já pré-estabelecidos e estimulando a curiosidade e a abertura. Já reparou que às vezes temos uma resposta pronta para certas situações? Mas e se elas forem parecidas, mas não iguais? Você está prestando atenção nisso?

Outro ponto pertinente ao Mindfulness para principiantes é aceitação. Aceitar as coisas como elas de fato se apresentam naquele momento à você. Isso não significa passividade, mas sim compreensão do agora. Compreender como aquilo está apresentado à você e não julgá-la, com uma resposta do modo ‘automático’. Novas soluções emergem, saímos da mesmice do estímulo e do padrão de resposta.

Começar a prestar atenção nas sutilezas do dia-a-dia e praticar de acordo com o seu ritmo vai ajudá-lo a sair da posição de principiante. Vamos praticar?

Caso tenha dificuldade em estabelecer seu ritmo ou entender o Mindfulness, chama a gente!

 

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.