O brasileiro Nicholas Santos conquistou uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Natação com 35 anos, em 2017. A vitória é considerada inédita para um atleta nessa faixa etária, foi o mais velho até então a subir ao pódio na maior competição do esporte. Ele disputou os 50 metros borboleta com tempo de 23 segundos e 9 centésimos.
Segundo o atleta, em uma entrevista à Revista Veja, ele se preparou para a prova no Mundial de Natação de forma diferente dos nadadores mais novos. Em vez de focar nas várias provas que poderia disputar, escolheu a dos 50 metros borboleta e concentrou toda energia no objetivo. Esse pensamento, por si só, já é Mindful. Nicholas tinha clareza do que queria e focou na prioridade. Além disso, ele contou que lançou mão de práticas da Atenção Plena na preparação.
“Na parte mental, tenho utilizado o Mindfulness, que é um trabalho de respiração, concentração, atenção plena e para vivenciar o presente. Muitos atletas ficam naquela ansiedade e eu consigo viver o agora, sem prever as coisas. No Mundial de 2003 em Barcelona, tinha o primeiro tempo do mundo e queria bater o recorde mundial. Só que na hora de nadar, nem sabia o que estava fazendo. Hoje, com 37 anos, estou no plus assim, eu diria, na natação”, afirmou.
Antes de disputar essa prova, Nicholas quase desistiu e optou pela aposentadoria. Por não ter se classificado para as Olimpíadas do Rio, ficou com a autoestima baixa e teve dificuldades para conseguir patrocínios. No entanto, foi resiliente, seguiu em frente e entrou para a história da natação.
Atualmente com 37 anos, o objetivo é ousado. Bater o recorde de natação nos 50 metros borboleta. A melhor marca, 22 segundos e 43 centésimos, foi batida quando os nadadores usavam tecidos tecnológicos, os quais faziam diferença no tempo e não são permitidos atualmente.
No Troféu Maria Lenk, Nicholas mostrou que tem chances, fez 22 segundos e 61 centésimos, melhor tempo sem os supertrajes.
Instrutores de Mindfulness
Os instrutores do Meditando estudaram bastante para desenvolver programas de Consciência Plena, um aspecto importante a ser analisado, principalmente em um momento em que Mindfulness tornou-se tão popular.
Fonte: http://veja.abril.com.br/esporte/nicholas-santos-37-anos-ainda-posso-bater-o-recorde-mundial/#