Perceber-se integralmente é mais importante do que esvaziar a mente

esvaziar a mente pode não ser melhor alternativa para buscar o equilibrio

 

Estima-se que o ser humano tenha, em média, 45 mil pensamentos por dia. Muitos acham que meditar seja esvaziar a mente, deixá-la livre desta enxurrada de pensamentos por alguns minutos. No entanto, a prática Mindfulness trata essas milhares e constantes vozes na cabeça da pessoa de uma maneira diferente.

Quem faz exercícios para atingir a Atenção Plena é orientado a deixar os pensamentos surgirem e passarem sem julgá-los. Na maioria das vezes, o que passa pela nossa mente é um simples pensamento, mas que fica repetitivo por estar ligado a emoções e instintos não conscientes. Nosso programa mental e deixar isso virar uma preocupação, sobrecarregando nosso espaço criativo. O que precisamos fazer é aprender a ter consciência de como os pensamentos emergem e as reações que eles provocam no corpo.

Na maioria das vezes, a preocupação excessiva, isto é, a multiplicação desses pensamentos, provoca dor, ansiedade. A ideia é abstrair-se da repetição deles e perceber o que acontece. Estar atento aos sinais que o corpo emite é um grande auxiliar para desligar-se na mente desse vai e volta do pensar.

  • A sua respiração está muito acelerada?
  • Seus músculos estão retraídos?
  • Os dentes estão cerrados?
  • O que tem acontecido com seu corpo enquanto você reconhece um pensamento que se repete?
  • Sua vida tem saído dos trilhos?
  • Não tem conseguido fazer todas as atividades programadas?

As pessoas tendem a se preocupar muito com as vozes do pensar, se esquecem do corpo, dos sentimentos e comportamentos. Na prática Mindfulness, o objetivo é perceber tudo, sem julgar, para ter mais consciência do que estamos sentindo, pois o sentir afeta diretamente o corpo, bem-estar e até a produtividade. Ao tomar contato com isso, fica mais fácil liberar o que não precisa mais estar ali nos fazendo sofrer.

Pensamentos vêm e vão a todo momento, a maioria é irrelevante, deixe que eles passem e concentre-se no que realmente importa – o momento presente!

Leia mais uma dica sobre como lidar com os pensamentos:

Como a Atenção Plena pode transformar pensamentos e emoções a seu favor

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.