Meditando no Dia a Dia ministra palestra no Fórum Sustentar na Fundação Dom Cabral

palestra sobre mindfulness na fundação dom cabral

Durante o nono Fórum Sustentar, o Meditando no Dia a Dia realizou uma palestra em parceria com Douglas Trent do Instituto Sustentar, na Fundação Dom Cabral (FDC): Mindfulness e Birdwatching. A atividade foi prática. Os participantes viram a parte teórica, entenderam como fundamentos do Mindfulness podem refinar a observação e fizeram exercícios na área interna e no jardim, da FDC. O local tem características interessantes, ao mesmo tempo que está próximo à Lagoa dos Ingleses, é perto da capital mineira, Belo Horizonte.

Por causa de a natureza conviver com o concreto no campus, mostramos que é possível desfrutar do verde e cantos dos pássaros sem ir muito longe, isolar-se em hotéis fazenda ou na floresta. É claro que estar em um local com muitas árvores, cachoeiras e há quilômetros de grandes cidades é excelente. Porém, é interessante mostrar que há pontos de refúgio mesmo em ambientes como esse. Até porque a vida humana nem sempre permite que nos afastemos da agitação dos grandes centros com a frequência que gostaríamos.  

Nas atividades de observação da natureza, os participantes fizeram caminhadas Mindful e observaram pássaros com o auxílio de binóculos. Além da visão, foram motivados a usarem outros sentidos para contemplarem toda dinâmica da natureza, a brisa, o canto dos pássaros. A chuva, que é um presente para o ser humano, caía durante o evento e foi sentida pelo grupo.


Mindfulness amplia o poder de observação já que tem como um dos principais objetivos desenvolver a Consciência Plena, a capacidade de desfrutar ao máximo do aqui e agora. As qualificações dos dois profissionais que estavam à frente da atividade tornaram a parceria produtiva e as palestras interessantes. Marcos Orttiz tem certificação internacional em mindfulness trainer e Douglas é especialista em aves brasileiras e foi classificado pela Revista Forbes como “Birdman” do Brasil.

Aprenda Mindfulness você também

Para aprender a ter mais experiências mindful, tirar o máximo de proveito do aqui e agora, do que está a sua volta e passa sem você notar, veja as modalidades de cursos e programas oferecidos pelo Meditando no Dia a Dia e contate-nos:

Mindfulness nas organizações

Cursos livres(8 semanas e intensivo aos sábados e domingos)

Mindfulness para casais

Palestras sobre Mindfulness

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você