Fechar os olhos ao meditar é muito comum, inclusive é uma imagem que vem à mente sempre que pensamos em alguém meditando. É verdade que para muitos é mais fácil atingir o estado de Atenção Plena assim, principalmente para os iniciantes. No entanto, o Meditando no Dia a Dia aconselha que os meditantes também tentem fazer as práticas de olhos abertos.
Isto porque a ideia é que a meditação Mindfulness seja praticada sempre que a pessoa precisar, independente de onde ela esteja. Como nem sempre é possível ficar de olhos fechados, meditar de olhos abertos é necessário em situações em que há muita gente ao redor ou até em locais públicos mesmo sozinho.
Pode ser difícil no início, porém precioso. A prática quando estiver sozinho ajuda a conseguir quando precisar. Sabe quando em uma reunião a situação está tensa? Ou você está discutindo com um amigo, esposa ou marido? Nestes momentos você pode fazer breves exercícios de respiração que vão ajudá-lo a ter mais autocontrole.
O objetivo é que você se conecte a sua respiração e em poucos minutos (ou em segundos), consiga pensar com mais clareza, barrar a impulsividade natural humana para não se arrepender depois, usar as melhores palavras, ou seja, ter autocontrole em momentos críticos.
Meditar no alto da montanha, em meio à natureza, em momentos de recolhimento, é excelente. No entanto, no dia a dia há muitas situações que precisamos tomar as rédeas da situação, não dominar uma discussão, “ganhá-la”, mas fazer o que é mais justo, tudo de olhos bem abertos, como nos é exigido.
O vídeo abaixo, “One moment meditation”(Meditação do Instante) mostra bem o que queremos dizer e como fazer esses exercícios em momentos críticos, difíceis, que todos nós enfrentamos no cotidiano. Veja o vídeo e tente praticar sempre que achar necessário para ver a diferença: