Mindfulness tem três pilares nos quais nos concentramos durante as práticas. Estes funcionam como pontos de ancoragem para quando a mente começa a vagar com pensamentos. São eles:
- Respiração
- Sensações corporais
- Sorriso
Normalmente, quando falamos que o sorriso ajuda a meditar as pessoas já sorriem surpresas. Um comentário recente de uma meditante que fez um workshop conosco, Marília Fonseca, trouxe o tema à tona. Ela relatou que o sorriso a ajudava, mas que ela não compreendia o porquê. Por isso, nós resolvemos detalhar nesse artigo.
O sorriso é praticamente natural quando praticamos Mindfulness. Isso porque ao desenvolvermos o estado de Consciência Plena, nossa percepção aumenta e desfrutamos mais do aqui e agora.
a) O sorriso como parte da prática:
Focamos a consciência no respirar e no corpo e, se completamos com um sorriso suave, relaxamos mais. Assim, o bem-estar geral se amplia.
b) O sorriso como consequência da prática:
Presente no momento, sem ficar fazendo julgamentos e sem ser absorvido pelas preocupações com o passado ou futuro, naturalmente começamos a nos sentir melhor e os músculos da face soltam-se mais. Aí surge o sorriso sem esforço.
Mais motivos para sorrir
“Rir é o melhor remédio” é muito mais do que um ditado popular cheio de sabedoria. A ciência é repleta de estudos que comprovam o benefício do sorriso. Por isso, para incentivá-lo a sorrir ainda mais, vamos apresentar três impressionantes descobertas sobre os benefícios do sorriso:
1 Rir diminui riscos cardíacos
Uma pesquisa da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), mostrou com grupos de quem havia sofrido ataque cardíaco como sorrir faz bem para o coração. O grupo que assistiu um vídeo de humor todos os dias apresentou 66% de queda da proteína C-reativa, marcador da inflamação e de riscos cardiovasculares. No outro grupo a diminuição foi de 26%.
2 Aumenta o colesterol bom
Depois de um ano assistindo filmes de comédia, um grupo de diabéticos aumentou em 26% o LDL, colesterol bom. Os outros participantes, que só fizeram o tratamento padrão, só aumentaram o LDL em 3%. Pesquisa também é da Universidade da Califórnia.
3 Diminuição da pressão arterial
A constatação foi da Universidade de Baltimore depois de submeter 20 voluntários a assistirem um filme que provocasse estresse e 48 horas depois um de comédia.
O filme estressante reduzia o fluxo do sangue em 35%. Já depois de gargalhar com a comédia, o fluxo sanguíneo aumentava 22%, o que reduzia a pressão arterial.
Para as pesquisas acima foram necessários filmes de comédias. Agora, praticando o desenvolvimento da Consciência Plena, você pode, dia a dia, ir alcançando naturalmente os benefícios do sorrir de maneira simples e fácil.
Como disse Thich Nhat Hanh:
“O momento presente é o único momento que está ao nosso alcance, e é a porta a todos os momentos”
Desfrute o presente e o sorriso emerge simplesmente.