Mindfulness: quais são as regras?

como meditar

 

A verdade é que não existem regras rígidas para desenvolver o estado de Consciência Plena. Há um processo de reconhecimento do corpo como veículo e fonte de bem-estar e não existe uma resposta única para a pergunta “Como meditar?”. Há práticas que são recomendadas para momentos de raiva, ansiedade e outras situações, por exemplo. No entanto, o mais importante é que o praticante consiga alcançar o estado de Atenção Plena conectando-se ao corpo por meio da respiração no aqui e agora.

É por isso que a orientação do Meditando no Dia a Dia é que a pessoa pratique Mindfulness da maneira mais autônoma possível. Assim, ele conseguirá respirar, literalmente, quando mais precisar, e retomar o autocontrole. Por isso, muita gente nos pergunta sobre músicas, mantras, ambientes e roupas para meditar, tudo referente a como meditar.

Não é que seja errado meditar com uma canção de fundo ou em um local que inspire a paz, é que quanto mais independente o praticante for, mais facilmente ele conseguirá alcançar esse estado, em qualquer situação, principalmente naquelas que ele precisa estar tranquilo e em paz. Como meditar, no caso da prática Mindfulness, é muito particular.

Assim, mesmo que você se sinta à vontade ao usar música para meditar, experimente fazer um exercício diferente, com os olhos abertos e sem música. Dessa forma será mais fácil atingir o estado de Atenção Plena fora dos ambientes em que é acostumado e sem os apoios que usa, até mesmo no meio de uma reunião em que os ânimos estejam exaltados.

O próprio Jon Kabat-Zinn afirma no livro Full Catastrophe Living: using the wisdom of your body and mind to face stress, pain and illness:

“Mas como você sabe, um mapa não é o território que ele indica. Da mesma forma, não se pode confundir a instrução com a prática em si. Essa é uma jornada que você mesmo precisa vivenciar, cultivando a atenção plena na sua vida. (…)”.

Como afirmamos em nossos cursos, ensinamos o que funciona para a maioria das pessoas, damos dicas que podem facilitar a prática no cotidiano. Mas a ideia é que a pessoa descubra, aos poucos, a sua melhor forma de alcançar o estado de presença, de maneira que usufrua dos benefícios do Mindfulness, melhore a qualidade de vida e possa se conhecer melhor.

Meditação para iniciantes

Se você é um iniciante em Mindfulness, usar meditações guiadas e vídeos com passo a passo de exercícios pode ajudar muito. Esses materiais de apoio também podem apresentar formas diferentes para quem já é mais experiente em Mindfulness e ampliar a possibilidade de exercícios. Assim, fornecemos um áudio com meditação guiada grátis. Para acessar, clique aqui.

Marcos Orttiz também gravou um vídeo com uma prática de meditação Mindfulness simples e poderosa, para ser feita em qualquer lugar, assista o vídeo abaixo.

Esperamos que você encontre o melhor caminho para meditar, conte conosco para facilitar seu caminho. Deixe nos comentários sua dúvida e acompanhe o site para mais dicas.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.