Com a popularização das técnicas do Mindfulness no mundo, algumas pessoas se apropriaram da prática como se ela fosse um “remédio” para todo mal.
É verdade que práticas de Atenção Plena podem trazer muitos benefícios para o ser humano. No entanto, ela é uma aliada. Não é uma solução mágica ou um produto de consumo imediatista.
Além disso, as técnicas são simples. Por isso, muitos profissionais sem especialização ministram cursos sem a devida preparação.
Mindfulness x McMindfulness
Como o Mindfulness diz respeito ao corpo, mente e alma, o praticante, principalmente iniciante, pode ter sensações afloradas. Nesse caso, é necessário o acompanhamento de um instrutor qualificado.
Há também discussões sobre a possível solução de problemas de forma rápida com o Mindfulness. O que gerou até mesmo um novo termo: o McMindfulness (uma referência à rede mais famosa de fast food no mundo).
A maior razão dessas críticas talvez seja a grande popularização do Mindfulness. Isso fez com que várias “empresas” oferecessem técnicas instantâneas para a solução de diversos problemas.
Por isso, é de extrema importância checar a credibilidade de quem está oferecendo tais técnicas e os ensinamentos. Pois, além de fazer mal a você mesmo, tiram a credibilidade da prática da Atenção Plena.
Benefícios e limites do Mindfulness
É sempre importante ressaltar que o Mindfulness pode aumentar produtividade no trabalho, por exemplo. A prática é alicerçada na concentração no aqui e agora. Então, consequentemente, o profissional tende a ter melhor rendimento.
No entanto, essa não é uma solução mágica. Para ter os benefícios do Mindfulness, é preciso, sobretudo, disciplina com cada passo. Não quer dizer que um exercício isolado vai deixar as pessoas instantaneamente mais produtivas e mais relaxadas.
A prática frequente e cada vez mais determinada é capaz de melhorar vários aspectos da vida do praticante. Com o tempo, estar em Atenção Plena torna-se até natural, o que é o grande objetivo.
A prática vai ajudar no dia a dia e o praticante conseguirá estar presente mesmo em momentos de correria. Mas, como dito anteriormente, essa capacidade não é conquistada em pouco tempo.
É necessário muita prática. Ainda assim pode haver momentos em que você não conseguirá mantê-la diante de situações que “o tiram do sério”. Afinal, somos humanos.
É certo que alguns efeitos, como já mostramos nesse artigo, são sentidos ao final do programa de 8 semanas. Sara Lazar comprovou por meio de um tomógrafo que várias regiões do cérebro são positivamente afetadas depois desse tempo.
Meia hora por dia de Mindfulness, desde que a prática seja diária, também trazem ótimos benefícios, veja neste artigo no qual detalhamos os efeitos comprovados pela ciência.
O Meditando no Dia a Dia é composto por dois instrutores com certificação garantida. Eles estão sempre em busca de conhecimento para oferecer o melhor do Mindfulness de forma honesta para você. Conheça o currículo dos dois neste link.