Universidade de Portugal promove sessão de Mindfulness para professores

A sala de aula apresenta diversos desafios: problemas como bullying, comportamento, burnout (estafa) e falta de recursos. Mediante a isso, a Universidade Católica Portuguesa resolveu promover uma sessão de Mindfulness para professores.

Já havíamos falado aqui que o Mindfulness proporciona diversos benefícios para o ambiente escolar.  Cultivar o bem-estar dos adultos em escolas ajuda na prevenção de futuros distúrbios como ansiedade e depressão, tanto dos professores quanto alunos.

Tais doenças podem comprometer o gosto pelo ensino, bem como a produtividade em sala de aula. A intenção do Mindfulness para professores é justamente diminuir o nível de estresse, problemas de saúde emocionais, dores crônicas e melhorar a gestão em sala de aula.

Qual a eficácia do Mindfulness para professores?

A ação do Mindfulness em sala de aula visa a melhoria da saúde mental dos professores. Assim, eles podem perceber seu papel no ambiente escolar e o autoconhecimento. A prática pode evitar também o burnout, que é o esgotamento mental e físico relacionado ao trabalho, de maneira intensa.

A partir desse contexto, o professor passa a lidar melhor com as diversas emoções que envolvem o universo escolar. As práticas são adaptadas para cada faixa etária, de acordo com o nível de atenção e da capacidade de se manter em estado de atenção plena.

Não se exige das crianças, por exemplo, que fiquem imóveis ou se concentrem por tanto tempo na respiração, porque naturalmente, pode ser difícil para elas. Elas aprendem a enxergar o próprio corpo, sensações e emoções, através da atenção dirigida. São práticas mais lúdicas, com atividades que as crianças já conhecem, como colorir e brincar com bichinhos de pelúcias ou bonecos, por exemplo.

A  Atenção Plena para os alunos pode ajudar no foco e na diminuição do comportamento violento. Também auxilia na diminuição do estresse e no controle das emoções. Isso faz com que a docência também seja mais prazerosa e eficaz.

O curso foi ministrado no dia 30 de Janeiro em Portugal pela Filippa Soares e teve como temática o ensinar de fora para dentro.

Mindfulness nas escolas

O Meditando no Dia a Dia acredita na assertividade do Mindfulness para professores e alunos. Como mostramos neste outro artigo, estudantes que praticam Atenção Plena são mais calmos. Há escolas fora do país que implantaram o “Quartinho da Calma”, onde é possível meditação com auxílio de um profissional. O aluno é levado para lá toda vezes que há um caso de indisciplina. Porém, o mais impressionante é que os próprios estudantes procuram pelo espaço quando sentem necessidade de acalmarem-se.

Nós mesmos já vimos os benefícios do Mindfulness na área educacional na prática. Já desenvolvemos um programa de Atenção Plena em várias escolas. Uma delas, em que estudantes e professores participaram, foi na Rede Integral, em Curitiba, Paraná. Nossa instrutora Neluce Soares ministrou uma oficina com atividades teóricas e práticas para cerca de 50 pessoas. Professores, diretores e coordenadores participaram. Os relatos foram de uma superação gradual de consciência, reflexão e fortes emoções.

O intuito foi de desenvolver o Mindfulness com o corpo docente a fim de que eles consigam aplicá-lo em sala de aula. Os professores aprendem sobre si mesmos, técnicas de consciência de sua posição em sala de aula, postura com mais empatia e percepção do desenvolvimento do aluno.

Se você quiser levar o Mindfulness até a sua escola, acesse aqui. O conteúdo é personalizado de acordo com cada instituição.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.