Mente divaga quase 50% do tempo, Mindfulness pode diminuir esse percentual

mulher pensando em mil coisas

Um estudo dos psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert, da Universidade de Harvard, mostrou que o ser humano se distrai em 46,8% do tempo. Foram analisadas cerca de 2.250 pessoas que respondiam a perguntas sobre concentração por meio de um aplicativo que notificava-as em intervalos irregulares. Foram selecionados participantes dos mais diversos perfis socioeconômicos.

Também foi analisado o nível de felicidade dos participantes da pesquisa. O sexo foi a atividade com menor nível de distração e maior índice de felicidade, acompanhada de conversas e exercícios físicos. Já o tempo no computador em casa, descansando ou no trabalho lideraram as declarações sobre divagação e infelicidade.

“Apenas 4,6% da felicidade das pessoas em um determinado momento é atribuível à atividade específica que ele ou ela está desempenhando, ao mesmo tempo em que o estado de divagação de uma pessoa corresponde a cerca de 10,8% de sua felicidade”, declararam os cientistas na revista Science.

Como a pesquisa mostra e nós mesmos podemos perceber no dia a dia, a mente vagar é algo comum. No entanto, o fato de ser algo natural não é motivo para nos conformarmos com essa situação, já que a falta de foco traz grandes prejuízos como queda da produtividade, mais cansaço mental e, segundo os psicólogos que conduziram o estudo, até de infelicidade.

“Descobrimos que divagar produz infelicidade mesmo nas atividades menos prazerosas e que divagar com um pensamento prazeroso não aumenta a felicidade.”, afirmou Killingsworth.

Mindfulness para melhorar o foco no presente

Se divagar é natural, a boa notícia é que podemos treinar a mente e corpo para serem mais atentos. Não é à toa que Atenção Plena é uma das traduções muito usada para Mindfulness.

Uma pessoa mindful tenta aproveitar todos os momentos e quando a mente divaga tem ferramentas para voltar a se concentrar. Com as práticas, ser mais atento torna-se mais simples e natural.  

Para começar a treinar a atenção, temos disponível um áudio com meditação guiada, baixe aqui. Quem quiser aprender presencialmente, pode acompanhar nossas agendas de cursos.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.