As práticas de Mindfulness requerem poucos, mas valiosos elementos: o próprio corpo, a respiração e a motivação/intenção.
Ao se trabalhar com os três é possível fazer práticas que ajudarão no desenvolvimento do foco, qualidade de vida de maneira geral e muitos outros benefícios que temos mostrado sempre em nossos artigos, com comprovação científica e com a experiência de quem pratica.
O corpo no Mindfulness
Muito se fala em como Mindfulness traz benefícios para a mente. Há uma crença predominante ainda que difunde que as práticas meditativas, por exemplo, estariam a ligadas a uma redução da Consciência Plena ao cérebro. No entanto, somos seres integrais – o corpo influencia a mente e vice-versa. Além disso, exercícios que trabalham a Atenção Plena são muito mais do que a imagem que se tem das pessoas em posição de lótus, quietas, de olhos cerrados.
Existem práticas que trabalham com escaneamento corporal, a caminhada e movimentos mindful e muitos outros exercícios. Mesmo nas práticas de Mindfulness em que o praticante fica sentado, a proposta é perceber-se como um todo, sem separação do corpo e da mente.
Importância da respiração
A respiração é uma das âncoras no Mindfulness. Quando a mente começa a vagar ou explodir em pensamentos a principal orientação é concentrar-se nela, sem lutar.
O objetivo é respirar de forma consciente, prestar atenção a como é a respiração em variados momentos e permitir que se processem os estados emocionais com ajuda da respiração consciente. Por isso, ela é fundamental para o praticante de Mindfulness.
Não pode haver uma luta para evitar os pensamentos, em alguns casos, há práticas com ritmos diferentes de respiração com que se pode atingir determinados estados.
Motivação/Intenção
Querer é fundamental em todas as áreas da vida, em Mindfulness não é diferente. Como tudo que fazemos, segundo especialistas, a força de vontade pode ser exercitada, como um músculo. Ela está ligada ao córtex pré-frontal e meditar é uma das formas de permitir o desenvolvimento da motivação porque potencializa esta área do cérebro e sabemos mais o que queremos.
Dessa forma, podemos dizer que é necessário vontade para começar e que as próprias práticas de Mindfulness vão ajudá-lo a ser disciplinado para se tornar mindful.
Um cuidado ao praticar Mindfulness
Apesar de precisarmos de poucos recursos para praticar Mindfulness pode não ser tão simples assim. Tornar-se mindful, desenvolver a Consciência Plena, requer disciplina que inclusive é potencializada ao se exercitar a atenção.
Como seres humanos que somos, podemos esbarrar em algumas questões no caminho da Consciência Plena. Não julgar os milhares de pensamentos e sentimentos que temos, um dos princípios do Mindfulness e ao mesmo tempo deixar o pensamento vir é um deles. Pode haver algum desconforto ao realizar algumas práticas também.
São todos obstáculos que podem ser vencidos. O que ajuda muito, além da motivação, já citada no início do artigo, é poder contar com a orientação de um especialista, de quem já é praticante há muito tempo e estuda o Mindfulness. Esses profissionais vão saber orientá-lo a como vencer esses desafios.
O Meditando no Dia a Dia oferece programas presenciais, na cidade e no campo, palestras e workshops. Acompanhe nossa agenda(aqui) e programe-se para aprender conosco!