A Consciência Plena chegou ao esporte faz tempo. O que observamos nas competições esportivas é que Mindfulness realmente pode fazer diferença na preparação dos atletas. A seleção alemã, por exemplo, incluiu práticas de Consciência Plena durante a Copa do Mundo de 2014. O resultado nem é necessário comentar, não é mesmo?
Outros atletas de alto rendimento também incorporaram este tipo de meditação ao dia a dia: LeBron James, astro do basquete norte-americano; o jogador de futebol americano Ricky Williams, do Miami Dolphins são alguns da lista. Os tenistas Rafael Nadal e Novak Djokovic também praticam Mindfulness, além do lutador de MMA Lyoto Machida. Dentre as equipes que incorporam Consciência Plena na rotina de treinos está o time de basquete Chicago Bulls .
O próprio Jon-Kabat Zinn, que sistematizou Mindfulness, já treinou atletas olímpicos. No Brasil, a equipe masculina de Handebol incluiu a meditação nos treinamentos para os Jogos Olímpicos. O instrutor responsável por treinar os jogadores é o médico Marcelo Demarzo, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde desenvolve programas de Mindfulness para o SUS.
Marcelo desenvolveu programas de Mindfulness uma vez para a seleção adulta e a juvenil de Handebol, chamada de Seleção de Novos. Na época, relatou no site da Confederação Brasileira de Handebol que já desenvolveu o programa com outros atletas e obteve excelentes resultados. Ele conta que um dos meditantes não dormia e depois de praticar Mindfulness conseguiu vencer a insônia, o que elevou o rendimento.
Na Seleção Brasileira de Handebol, anteriormente, o instrutor desenvolveu o tradicional programa de 8 semanas sistematizado por Jon-Kabat Zinn de forma adaptada para a disponibilidade do time, uma semana. Trabalhou em conjunto com a psicóloga da equipe.
“O Mindfulness é um estado mental de atenção máxima no que está fazendo. No esporte, o nosso objetivo é a melhora da atenção, foco e desempenho no geral, mediado pela melhora da ansiedade, do sono, dos sintomas de depressão, da diminuição do medo de falhar e recuperação física mais rápida. A partir do treinamento de atenção, todos esses benefícios vêm em forma de cascata”, explicou Marcelo. “A ideia é ensiná-los as técnicas, que são simples, para que eles possam incorporá-las no dia a dia e colherem os benefícios do Mindfulness”, completou ele.
Pouco antes dos jogos começarem houve outro treinamento que incluía Mindfulness na preparação. Atualmente, o preparador físico Luigi Turisco, também reserva momentos na Vila Olímpica para os atletas praticarem. Ioga também faz parte da rotina.
Fontes:
Impacto da Meditação no esporte