Preparação para Jogos Olímpicos inclui Mindfulness no treinamento

meditação na seleção brasileira de handebol

A Consciência Plena chegou ao esporte faz tempo. O que observamos nas competições esportivas é que Mindfulness realmente pode fazer diferença na preparação dos atletas. A seleção alemã, por exemplo, incluiu práticas de Consciência Plena durante a Copa do Mundo de 2014. O resultado nem é necessário comentar, não é mesmo?

Outros atletas de alto rendimento também incorporaram este tipo de meditação ao dia a dia: LeBron James, astro do basquete norte-americano; o jogador de futebol americano Ricky Williams, do Miami Dolphins são alguns da lista. Os tenistas Rafael Nadal e Novak Djokovic também praticam Mindfulness, além do lutador de MMA Lyoto Machida. Dentre as equipes que incorporam Consciência Plena na rotina de treinos está o time de basquete Chicago Bulls .

O próprio Jon-Kabat Zinn, que sistematizou Mindfulness, já treinou atletas olímpicos. No Brasil, a equipe masculina de Handebol incluiu a meditação nos treinamentos para os Jogos Olímpicos. O instrutor responsável por treinar os jogadores é o médico Marcelo Demarzo, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde desenvolve programas de Mindfulness para o SUS.

Marcelo desenvolveu programas de Mindfulness uma vez para a seleção adulta e a juvenil de Handebol, chamada de Seleção de Novos. Na época, relatou no site da Confederação Brasileira de Handebol que já desenvolveu o programa com outros atletas e obteve excelentes resultados. Ele conta que um dos meditantes não dormia e depois de praticar Mindfulness conseguiu vencer a insônia, o que elevou o rendimento.

Na Seleção Brasileira de Handebol, anteriormente, o instrutor desenvolveu o tradicional programa de 8 semanas sistematizado por Jon-Kabat Zinn de forma adaptada para a disponibilidade do time, uma semana. Trabalhou em conjunto com a psicóloga da equipe.

“O Mindfulness é um estado mental de atenção máxima no que está fazendo. No esporte, o nosso objetivo é a melhora da atenção, foco e desempenho no geral, mediado pela melhora da ansiedade, do sono, dos sintomas de depressão, da diminuição do medo de falhar e recuperação física mais rápida. A partir do treinamento de atenção, todos esses benefícios vêm em forma de cascata”, explicou Marcelo. “A ideia é ensiná-los as técnicas, que são simples, para que eles possam incorporá-las no dia a dia e colherem os benefícios do Mindfulness”, completou ele.

Pouco antes dos jogos começarem houve outro treinamento que incluía Mindfulness na preparação. Atualmente, o preparador físico Luigi Turisco, também reserva momentos na Vila Olímpica para os atletas praticarem. Ioga também faz parte da rotina.

treinamento de mindfulness na seleção brasileira de handebol masculino
Primeiro programa de Mindfulness desenvolvido com médico de Unifesp e seleção de Handebol

Fontes:

Impacto da Meditação no esporte

Portal Brasil Handebol 

Sobre o treinamento de Mindfulness das seleções de Handebol

Matéria da Uol sobre meditação na Vila Olímpica

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.