Vários fatores contribuem para o sucesso escolar e a realização das crianças, entre eles, a capacidade para a atenção e a autorregulação dos seus comportamentos. Há uma necessidade de programas que incentivem e melhorem as habilidades de relacionamentos das crianças e intervenções baseadas na prática Mindfulness que promovem a atenção sustentada têm sido testadas e aprovadas. Foi desenvolvido um currículo baseado na meditação Mindfulness para crianças de idade pré-escolar, no qual foram colocadas a prova a capacidade de melhorar a execução de tarefas, a autorregulação, desenvolvimento acadêmico e social das crianças.
68 meninos e meninas de diversas etnias em seis pré-escolas urbanas foram aleatoriamente designadas para passar por esse programa, chamado Kindness Curriculum (KC) que em português significa algo como currículo da bondade. O programa foi administrado em duas sessões semanais de 20 a 30 minutos ao longo de 12 semanas e enfatizou valores como a atenção plena, empatia, gratidão e partilha através de múltiplas modalidades, incluindo música, literatura infantil e movimento.
As crianças passaram por testes antes e depois do programa em tarefas comportamentais de vontade de partilhar e vontade de adiar a gratificação; além de outras tarefas informatizadas que cobram flexibilidade cognitiva e liberdade de distração. Seus professores avaliaram a competência social antes e depois da intervenção e atribuíram notas ao boletim de rotina três meses após a conclusão do programa.
As crianças que passaram pelo programa KC mostraram melhoras significativamente maiores em seu comportamento pró-social classificado e no aspecto de regulação emocional, ou controle das emoções do que as crianças que não participaram do programa. Elas também mostraram melhoras significativas nas questões de aprendizagem, da saúde em desenvolvimento psicológico, social e desenvolvimento emocional.
Houve uma tarefa chamada Disposição a Ação (que envolvia crianças que se dividiam em grupos, praticantes de Mindfulness e outras que não tiveram contato com esse tipo de meditação). Crianças fora do programa exibiram comportamento bem mais egoísta ao longo do tempo, reservando mais o brinquedo para si, enquanto as crianças que participaram do programa não exibiram comportamento egoísta. Elas melhoraram ao longo da tarefa os níveis de competência social e funcionamento executivo em relação as outras crianças.
O estudo mostrou como a prática Mindfulness reforça as competências de autorregulação das crianças em idade pré-escolar, especialmente para as crianças com níveis baixos de atenção e que precisam de ajuda, para que consigam se concentrar na sala de aula e consequentemente melhorar assim seu nível de aprendizado, reforçar as competências de interação social e emocional.