A preciosa explicação sobre o que é Mindfulness por Jon Kabat-Zinn

o que e mindfulness por jon kabat-zinn

Jon Kabat-Zinn certamente está entre as pessoas mais importantes para Mindfulness. Ele foi responsável por sistematizar as práticas de Consciência Plena e desenvolveu o primeiro  programa de oito semanas, o mais difundido, estudado cientificamente e tradicional do mundo.

Desde o início(1979), o médico pesquisa os benefícios de Mindfulness em um hospital universitário, que fica na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts. Por isso, certamente é um dos especialistas que sempre devem ser ouvidos sobre o assunto. Em outros artigos já falamos sobre o que é Mindfulness. No entanto, mesmo que você já saiba do que se trata vale conhecer a definição de Jon Kabat-Zinn e mais ainda as explicações dele sobre o significado de cada conceito.

Para o Jon Kabat-Zinn, Mindfulness é:

“A consciência que surge quando prestamos atenção – com propósito – no aqui e agora e sem julgamentos”.

Ele segue explicando que é um estado de consciência que é cultivado através de prestar atenção de uma maneira bem peculiar – com propósito – que em outras palavras significa com intenção e motivação própria. Ele ainda diz que a prática deve ser centrada no aqui e agora – os únicos momentos que realmente temos.

O maior desafio em Mindfulness, segundo Jon Kabat-Zinn   

Nas explicações sobre o que é Mindfulness, o cientista segue dizendo que o mais difícil para desenvolver a Consciência Plena é lidar com os julgamentos de forma inteligente, sem nos apegar, pois julgamos o tempo todo. O mais importante, de acordo com ele, é não ser tomado por esses julgamentos que significa não “colorirmos” o que julgamos como bom ou ruim, ou seja, evitar rotular tudo que passa por nossa cabeça. Sem dizer que essa rotulagem apenas prolonga nosso estado de sofrimento e não resolve os problemas de fato.

Jon Kabat-Zinn ressalta que a definição de Mindfulness soa simples, porém, na prática é bem mais complicado. Ao começar a tentar estar mais presente no aqui e agora, percebemos que a mente está quase sempre vagando, entupida de pensamentos repetitivos. Trazê-la de volta pode ser o maior desafio. O corpo, a respiração e a consciência sobre eles desenvolvida a cada momento são os grandes aliados.

Ele ainda exemplifica que normalmente tenta-se ensinar a prestar atenção da maneira errada. Em uma sala de aula os professores gritam para os alunos prestarem atenção e dificilmente alguém irá conseguir atenção gritando. O ideal seria ensinar a ter atenção momento a momento. O silêncio, a calma, os espaços entre um pensamento e outro, entre uma fala e outra, são as chaves para se criar as soluções, não as centenas de recomendações que podemos dar ao outro.

Como conseguir ser Mindful

Por ser mais desafiadora na prática do que na teoria, é que é importante treinar a atenção com perseverança e boa orientação. Uma das formas de conseguir desenvolver a Consciência Plena é procurar por bons profissionais, instrutores de Mindfulness que têm experiência. Eles já vivenciaram muitos obstáculos para conseguir ser Mindful e podem guiá-los em suas experiências.

Em nosso site temos gratuitamente o áudio com uma prática de meditação guiada que pode ajudá-lo a começar a ser Mindfulness. Também oferecemos cursos e treinamentos, consulte nossa agenda.

Boas práticas e estamos à disposição para ajudá-lo a ser mais Mindful!

Fonte:

Este artigo foi baseado no vídeo abaixo e na experiência do Meditando no Dia a Dia.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.