Como a Consciência Plena pode ser incorporada em todos os momentos do dia

consciência plena é uma atitude mindfull

Marcelo Cardoso, considerado o brasileiro responsável por trazer programas de Mindfulness para empresas do país, declarou em uma entrevista à Revista HSM que a Consciência Plena não é tão eficaz quando dura apenas o tempo da prática programada. O instrutor considera o estar presente como um padrão mental, uma atitude contínua, a qual deve durar o dia todo.

De fato, a declaração de Marcelo está bem fundamentada. As práticas formais de Mindfulness, aquelas que exigem parar o que se está fazendo para exercitar, são momentos em que treinamos o cérebro para nos comportarmos de maneira diferente em todos os momentos da vida. Ou seja, para nos envolvermos realmente com as atividades cotidianas, controlar os impulsos – seja para comer, fazer compras, em uma discussão ou para tomar decisões importantes.

O tempo dedicado às práticas formais de Mindfulness são preciosos porque elas abrem caminhos novos em nossa mente e, em outras circunstâncias, teremos mais facilidade de estarmos presentes no aqui e agora, conseguir atingir o estado de Consciência Plena e retomarmos o controle das situações.

Marcelo defende que deve-se ir além da prática formal. Nas empresas é assim que o programa de desenvolvimento da Consciência Plena irá surtir efeito, pois Mindfulness é bem mais do que uma prática de relaxamento como muitos podem encarar. Estar presente no aqui e agora deve ser levado em conta nas discussões acaloradas de trabalho, em momentos de tomadas de decisão e para as pessoas concentrarem-se nas tarefas.  

“Não é possível desenvolver esta capacidade em um treinamento pontual em sala de aula. É preciso que haja um processo de conscientização e haja prática para promover uma transformação de dentro para fora”, disse Marcelo Cardoso à HSM.  

O Meditando no Dia a Dia já abordou aspectos da incorporação da Consciência Plena em tempo integral algumas vezes. Em um artigo que explicamos a importância de conseguir meditar de olhos abertos, um outro sobre o porquê de Mindfulness ser bem mais que ficar na posição de lótus e um terceiro sobre a principal regra para prática da Consciência Plena.

Siga nossas dicas para incorporar a Consciência no seu dia a dia.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.