Atletas praticam Mindfulness antes, durante e depois de competições

Mindfulness pode ser praticada em qualquer momento e lugar. Com o tempo, tanto práticas formais quanto informais farão parte da rotina para ajudar em momentos cruciais. É o que os atletas de alto rendimento fazem. Após treinamentos de Mindfulness, aprendem a usar técnicas em situações que requerem calma, equilíbrio, autocontrole, foco e concentração.

O jogador de basquete LeBron James (um dos melhores da atualidade), os tenistas Novak Djokovic e Rafael Nadal são alguns dos atletas que são vistos meditando nos intervalos dos jogos. O resultado são atletas mais equilibrados dentro e fora do jogo, além das premiações que eles recebem.

Novak Djokovic conta no livro “Sirva para vencer” que pratica Mindfulness 15 minutos diariamente. Também declarou que o jogo é o que acontece entre as duas orelhas do tenista (no cérebro) e não o que ocorre nos limites da quadra. O tenista sérvio ainda relata que os momentos de tristeza e baixa energia não costumam durar muito tempo, pois ele usa Mindfulness para mudar o quadro mental.

Consta na revista Superinteressante, uma declaração muito interessante sobre como Novak encara os desafios do esporte. A pergunta foi sobre Roland Garros, o único torneio que não havia conquistado, porém o mais importante para o tênis. Ele respondeu:

“Eu não gosto da palavra obsessão porque ela não vem da emoção certa. Roland Garros é um desejo e um objetivo. Eu sinto que nos últimos anos eu consegui treinar a minha mente para ficar o mais tempo possível no tempo presente e focar no que vai acontecer a seguir”.

Com este pensamento mindful, Novak Djokovic venceu o Roland Garros seguinte, em 2016.

LeBron James medita durante jogos

LeBron James é visto de olhos fechados nos intervalos dos jogos fazendo rápidas práticas de Mindfulness  frequentemente. São momentos que podemos identificá-lo meditando. Provavelmente, durante os jogos ele também pensa de forma mindful e usa a Consciência Plena para passar pela pressão dos adversários e outros desafios de quem está em uma disputa.

Atleta pratica mindfulness em intervalo de jogo

Além dos resultados de atletas como LeBron James e Novak Djokovic, a ciência mostra que Mindfulness melhora o rendimento no esporte. Pesquisadores da Universidade da California alegaram que o desempenho acima da média tem a ver com o fato de o atleta meditante conseguir antecipar situações em vez de reagir a elas.

Fontes:

Revista Superinteressante
Revista on-line Tênis

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.