Neluce Soares, instrutora do Meditando no Dia a Dia, juntamente com Nícia Mafra, nossa aluna, participaram do programa Brasil das Gerais, da Rede Minas. O tema foi Mindfulness e também contou com a presença do psicólogo Admar Cardoso e da coaching de meditação Juliana Minardi.
Para quem não viu, veja abaixo o programa completo e o resumo do que foi falado em cada um dos blocos. Ao longo do resumo sobre o que foi falado em cada parte do programa também colocamos links de artigos que podem ajudá-lo a entender ainda melhor as questões abordadas.
Bloco 1 – Alguns fundamentos do Mindfulness
Na primeira parte do Brasil das Gerais, os participantes definiram o que é Mindfulness e falaram sobre algumas práticas para desenvolver a Consciência Plena e como a respiração é uma das principais âncoras do praticante de Mindfulness.
O princípio do não julgamento, de estar presente no aqui e agora também foram assuntos do primeiro bloco. Aqui no Meditando no Dia a Dia mostramos a definição de Jon Kabat-Zinn que toca em vários aspectos falados no programa de forma mais aprofundada, recomendamos a leitura.
A relação do Mindfulness com o budismo(já mostrado por nós neste artigo), além das diferenças entre eles, foi outro ponto debatido. A importância da prática para tornar-se mais mindful no dia a dia, nas ações cotidianas, também foram falados.
O psicólogo destacou o fato de Mindfulness trabalhar a atenção, por isso incorpora práticas mais simples e já com vários estudos que comprovam a eficácia.
Nícia Mafra falou sobre o porquê ter procurado Mindfulness (lidar com muita gente de diversas personalidades, passar por situações naturais, mas complicadas da vida) e os benefícios que nota.
Bloco 2 – Consciência Corporal com Mindfulness, foco e produtividade
No segundo bloco do Brasil das Gerais sobre Mindfulness, foi abordado como as práticas trabalham a Consciência Corporal. A coaching de meditação destacou, inclusive, como algumas pessoas até se esquecem do corpo. Neluce destacou como são variados os exercícios para desenvolver a Consciência Plena: caminhada mindful, escaneamento corporal, práticas sentadas, em pé, dentre outras.
O comportamento multitarefa foi outro ponto debatido. O psicólogo destacou que já há estudos que provam como não conseguimos focar a atenção em mais de um objeto ao mesmo tempo. No início até funciona, porém, com o passar do tempo, a mente não consegue mais processar bem as diversas informações. Por outro lado, o foco melhora a performance, diminui o tempo para realizar as tarefas, o que pode ser conseguido com as práticas de Consciência Plena.
Bloco 3 – Consciência Plena nas empresas e escolas
A apresentadora Patrícia Pinho começou o último bloco com uma polêmica sobre a aplicação do Mindfulness nas empresas e escolas. Existe uma corrente que afirma que os programas de desenvolvimento são uma forma de turbinar a produtividade, o que formataria o profissional, deixando-o até menos criativo. No entanto, os profissionais esclareceram que bons instrutores desenvolvem os programas de Mindfulness da forma correta e conseguem o efeito contrário.
O Mindfulness “verdadeiro”, inclusive, é o contrário dessa manipulação que algumas pessoas dizem poder haver. A intenção é deixar os praticantes mais conscientes, capazes de escutar ao que o outro tem a dizer, porém, sempre se posicionando. Além disso, desenvolve-se a bondade amorosa em relação a todos os seres.