Pouco mais de 2 meses basta para mudar um hábito

O que são 66 dias para você? Parece pouco? Dois meses e seis dias apenas? Se você respondeu sim, tenho uma boa notícia. É tempo suficiente para mudar um hábito. Foi essa a constatação de um estudo recente de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology. Segundo a pesquisa, em 66 dias é possível tornar um novo hábito automático, de forma que não seja necessário fazer muito esforço, especialmente quando se está motivado para alcançar uma elevação de qualidade na sua vida diária.

Você precisa escolher uma mudança por vez de acordo com os seus valores e ter força de vontade. Daí em diante, foque na mudança até que ela se torne natural, parte do seu dia a dia, conforme outro apontamento dos estudiosos.

Segundo os neurocientistas, qualquer pessoa é capaz de mudar e a própria vontade de mudança é gatilho para que o cérebro se reorganize para tal. E ao contrário do que muitos dizem, é possível em qualquer idade, pois o cérebro é plástico, ou seja, se adapta. Além disso, neurônios continuam a ser gerados até a morte. Isso permite aprender e mudar durante a vida toda.

É fato que o cérebro começa a envelhecer a partir dos 30 anos, como já mostramos neste artigo, porém há maneiras de mantê-lo “mais jovem”. Uma delas é a meditação que, inclusive, ajuda na neurogênese – nascimento de novos neurônios – o que facilita e muito o aprendizado, já que a mudança nada mais é do que aprender a viver, fazer algo de outra forma.

Meditação Guiada

Atualmente, existe uma cultura que deseja que tudo aconteça de forma mais simples e sem esforço, talvez por isso tanta dificuldade em realizar as mudanças que nos fariam tão bem. Mindfulness pode ajudar, pois é simples, fácil e natural e depende de sua vontade, do seu foco, seu corpo e respiração.  

Esteja certo de que vale a pena e que você pode começar hoje mesmo, não precisa mais esperar todo dia 1 de janeiro ou as famosas segundas-feiras para fazer o que tanto quer ou precisa.

Que tal começar já?

Dica extra: de acordo com Daniel Goleman, seria mais importante se comprometer a ter foco do que fazer inúmeras promessas. E ele diz muito mais questões interessantes para quem deseja mudar e viver melhor. Contamos algo neste artigo, leia.

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.