É natural surgirem pensamentos e emoções que nos causem desconforto, contudo o ser humano é capaz de mudar o que passa pela mente e o corpo. Se as emoções surgem sem pedirmos, ter consciência delas é algo que podemos fazer quando acessamos as ferramentas que possuímos, uma delas é a própria respiração por meio de exercícios. Segundo Daniel Goleman, um dos nomes mais respeitados da psicologia positiva, ela é eficaz para mudarmos nosso pensamento.
Goleman explica ainda que é preciso mudar o foco quando algo ruim nos afeta. É como quando uma criança começa a chorar, chamamos a atenção dela para outra coisa, que a distraia e a emoção muda, pois é controlada em boa parte pela atenção que damos a ela.
É por isso que os hobbies são tão importantes, quando alguém dedica-se a algo que traz uma satisfação grande, sem ter que se preocupar com qualquer outro ponto a não ser se divertir, o pensamento não dá lugar para o negativismo e emoções ruins. No entanto, atualmente muita gente faz de um hobby uma obrigação. Além disso, temos no mínimo 15.000 pensamentos e incontáveis emoções diariamente, que pode nos levar a lugar algum. De outro lado, podemos transformar os pensamentos e emoções a nosso favor a qualquer momento.
“Os exercícios de respiração são eficientes. Eles nos acalmam e permitem que deixemos de pensar naquilo que nos incomoda. Quando nos concentramos em nossa respiração, automaticamente esvaziamos nossa mente dos problemas que nos causam sofrimento”, afirma Daniel Goleman.
Assim, quando um pensamento negativo passar pela sua cabeça, mude o foco, não o julgue, pense que é só um pensamento como tantos outros. Em vez de se preocupar, inspire e expire, dê atenção ao que acontece no seu corpo, note quais áreas sofrem com o que você pensa.
Você sua?
O coração dispara?
Os músculos ficam rígidos?
O que suas emoções fazem com seu corpo e você nem percebe?
Se autoconheça e exercite-se para controlar-se melhor. Não sabe como?
No dia 15 de dezembro vamos ministrar uma aula on-line gratuita para você perguntar o que quiser sobre o assunto. Para saber mais e se inscrever é só clicar aqui: http://bit.ly/1QJK141