Meditação pode proteger o cérebro do envelhecimento?

O cérebro humano começa a atrofiar na terceira década de vida, perde uma média de 5% do seu volume a cada 10 anos daí em diante. Assim, técnicas que possam retardar ou reverter essa trajetória podem trazer benefícios importantes em termos de manutenção da integridade estrutural do cérebro ao longo do restante da vida. A Meditação pode proteger o cérebro do envelhecimento e o Mindfulness está entre essas técnicas, de acordo com estudos.

Eileen Luders, Nicolas Cherbuin e Florian Kurth, autores de uma pesquisa sobre o assunto, mediram o volume de massa cinzenta do cérebro inteiro e a massa cinzenta na região específica mostrada pela ressonância magnética em 50 praticantes de meditação, com idade média de 50 anos e com uma média de 19 anos de prática em Zen, Vipassana ou Shamatha – que são práticas similares as utilizadas em intervenções baseadas na meditação Mindfulness. Eles então compararam os volumes de massa cinzenta dos meditantes com outros 50 adultos que não praticam meditação, por grupos de idade.

Um dos resultados mostrou que há uma correlação negativa entre a idade e a atrofia do cérebro inteiro para ambos, a inclinação negativa foi mais acentuada para os adultos não praticantes, já os meditantes mostraram menos relação entre a idade e a atrofia.

Outra constatação é que entre os adultos não praticantes e os meditantes há diferenças aparentes nas porções frontal, parietal, temporal e mesencéfalo do  cérebro e  cerebelo.

Há uma série de possíveis explicações para os resultados melhores entre os praticantes, incluindo as células dendríticas que estavam reforçadas, o crescimento da sinapse ou reduzida degradação relacionada ao estresse..

Os resultados dos estudos sugeriam que a meditação Mindfulness pode retardar a atrofia cerebral normal associada ao envelhecimento. Assim, você pode escolher incorporar a meditação no dia a dia para usufruir desse benefício e muitos outros que a ciência tem comprovado poderem ser conseguidos por meio da meditação Mindfulness.

Caso você tenha interesse em praticar, o “Meditando no Dia a Dia” sempre promove cursos e publica materiais para auxiliar os interessados em Atenção Plena. Mas você não precisa esperar abrirmos turmas, acesse aqui dois áudios de meditação guiada que preparamos para você (http://meditandonodiaadia.com/meditacao-guiada/) e comece a usufruir de tudo que a Atenção Plena pode fazer por sua saúde e bem-estar agora mesmo.

 

Deixe seu comentário, vamos adorar conversar com você